Mesmo com o cenário da pandemia e com as atividades regulares suspensas, a NGBrasil continua investindo e abrindo portas para um futuro melhor aos jovens. 

Em julho, teve início o novo projeto da ONG Nova Geração Brasil intitulado “NGB Capacita”. O objetivo é investir na qualificação de jovens de 16 a 18 anos para o mercado de trabalho. O projeto é uma parceria entre ONG, empresas e a Escola Estadual Professor Iago Pimentel.

Luiz Otávio, 18 anos, foi o segundo aluno da ONG encaminhado para um estágio do projeto. Uma experiência nova para o jovem que está cursando o segundo ano do ensino médio e é aluno do NGBrasil desde 2014: “Estou muito feliz! Feliz porque é uma responsabilidade e uma oportunidade para o meu futuro”, segundo Luiz.

Em seu novo ambiente de trabalho, ele está tendo a oportunidade de aprender na prática sobre informática e lidar com os frequentes desafios do dia a dia no trabalho. Ele é acompanhado por um técnico que o orienta e instrui nas diferentes demandas e responsabilidades importantes para o andamento do estágio e para o seu futuro profissional. “Acho que é uma boa experiência. O que aprendo aqui posso colocar em prática no meu futuro e todo esse aprendizado será bem aproveitado”, afirma Luiz.

Segundo Alessandro Pereira, sócio proprietário da empresa New Kids –  a primeira empresa a abraçar a ideia,  o convite para a parceria foi um desafio e está sendo focado em oferecer oportunidades ao novo estagiário: “A ideia principal é que a gente possa passar algum conhecimento técnico pra ele, mas, o mais importante é que a gente repasse questões relacionadas a algumas competências para o mercado de trabalho, como: melhorar a comunicação, abordagem ao cliente (…) Ele começou recentemente e tem sido muito bom para todos aqui e está evoluindo bem. Acho que tem tudo para dar certo”, afirma.

Com carinho e acolhimento, o projeto visa não só inserir os jovens vulneráveis no mercado de trabalho, mas, também contribuir para o crescimento pessoal e profissional como um todo. A parceria com empresas que compartilham a visão e o ideal de construção de uma sociedade mais justa, pode ser o caminho para a transformação coletiva. “Me sinto muito grato por estar colaborando de alguma forma. Isso é muito gratificante e, francamente, acho que é o caminho que muitas outras empresas também podem seguir”, finaliza Alessandro.

O projeto agora busca novas parcerias com empresas para oferecer mais vagas. Este ano, há um total de 15 alunos matriculados na entidade na faixa etária em que o programa pretende atender. Até o momento, dois alunos foram contratados. Com educação e dignidade, esperamos contribuir para o desenvolvimento pessoal e a realização dos sonhos de nossos jovens e assim cumprir nossa missão de proporcionar um futuro melhor e com perspectivas, baseando-se no princípio de que toda criança merece uma chance justa.