Sou Evelyne Carvalho professora de tarefa e reforço na NGBrasil desde a sua inauguração no ano de 2018. Quando comecei a exercer minha função de professora na ONG, havia acabado de me formar e minhas experiências eram em estágios curriculares obrigatórios, desta forma, no início fiquei insegura quanto ao desempenhar da minha função. Já havia tido experiências em escolas e centro de atendimento à crianças e adolescentes antes, mas, nada se compara ao trabalho que é desenvolvido na NGBrasil.
No início, me preocupava somente com a parte intelectual dos alunos e cobrava resultados através das notas e atividades devidamente corretas, porém, com o passar do tempo, aprendi com os alunos muito mais do que tentei ensinar. Aprendi na prática lições que eu não tinha conhecimento na universidade. Aprendi a olhar para o aluno com empatia, que cada um tem o seu tempo para aprender e não há nada de errado se alguns demoram mais que os outros. Aprendi que o contexto em que o aluno vive pode influenciar de forma direta no seu comportamento dentro da sala de aula e que a indisciplina é uma resposta de algo negativo que ele deve estar passando em sua vida pessoal. E definitivamente, aprendi que o emocional demonstra muito mais do que uma nota máxima no boletim.
A cobrança pelos resultados permanecia, contudo, o trabalho que vinha desempenhando foi tomando outro valor. Criei com os alunos vínculos de amizades verdadeiras de uma forma muito profunda, fiz o meu papel de professora, mas, também de irmã mais velha. Aconselhei, amparei e mesmo com simples gestos, tentei mudar a realidade e a situação de vulnerabilidade social em que esses alunos estão inseridos. Meu papel como professora em um projeto social me permitiu incentivar, motivar e produzir o conhecimento em sintonia com todos os alunos.
Olhando por tudo que já passei na NGBrasil, me orgulho pelo crescimento profissional e pessoal que tive e que continuo a ter todos os dias. Não foi fácil, mas, está sendo extremamente gratificante. Com o tempo aprendi que minha prática educativa se estabelece na comunicação, na relação afetuosa e hormônica que possibilitam o alcance, o desenvolvimento e a apropriação do conhecimento por parte dos envolvidos. Hoje tenho alunos maduros, responsáveis, comprometidos e amorosos. O desempenho escolar e o processo de ensino aprendizagem ocorrem de forma satisfatória, aliados ao bom comportamento e a participação ativa nas atividades desenvolvidas na ONG.
Ainda temos um caminho longo pela frente, mas tenho a convicção que meu amadurecimento e crescimento aconteceram mediante a oportunidade de fazer parte desse projeto, que me encorajou a dar passos firmes para redesenhar minha prática todos os dias.