Maio Laranja é o mês destinado às campanhas com o objetivo de conscientizar, informar e convidar a população para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, combatendo o abuso e a exploração sexual.
Por que dia 18?
Neste mesmo dia e mês de 1973, a menina de 8 anos Araceli Cabrera Crespo foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. Diversas versões foram ouvidas, mas apesar de toda a repercussão o crime ficou impune, os suspeitos foram absolvidos e o caso arquivado pela justiça.
Um caso triste, mas que infelizmente ainda se repete das mais variadas formas na vida de outras crianças e adolescentes.
É importante conhecer tal realidade para que o atendimento a esse público seja cada vez mais eficaz, tanto no que diz respeito à prevenção quanto no suporte dado aos indivíduos que foram vítimas.
Abaixo alguns dados que evidenciam essa importância:
- Em 202, o Disque 100 teve 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes, incluindo violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual.
- 85% a 90% dos agressores sexuais são pessoas conhecidas.
- 52% dos casos de exploração, violência e abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima, e apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades.
Como denunciar?
Disque 100, canal de denúncias de violações a direitos humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
As denúncias podem ser feitas também por meio de aplicativo, WhatsApp, Telegram ou site da ouvidoria. Confira aqui o link do governo federal com mais informações:
Crianças e adolescentes devem ser protegidos com prioridade absoluta, logo, o governo, as instituições e a sociedade civil devem caminhar de mãos dadas.
*Texto: Espaço ForLife Consultório de Psicologia
Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/janeiro/saiba-como-denunciar-violacoes-de-direitos-humanos-pelo-disque-100-e-ligue-180