O NGB Capacita é um dos projetos desenvolvidos pela ONG Nova Geração Brasil. Buscando qualificar e inserir os alunos da entidade no mercado de trabalho, este programa é um meio de transformar a vida de muitos jovens. 

Lauriane Oliveira Resende é uma das alunas que receberam uma oportunidade profissional por meio do projeto. Aos 16 anos, a adolescente faz estágio na Padaria Escola Nova Geração Brasil a pouco mais de um mês. 

Enquanto estagiária na área de panificação, as funções de Lauriane envolvem a produção de variedades para a padaria. Durante este período de estágio, a aluna aprendeu a preparar várias receitas, como bolos, pães de queijo, pizzas, pudins, entre outros. 

A estagiária revela que não teve muita dificuldade para se adaptar ao ambiente de trabalho e que a experiência está sendo muito boa: “Estou aprendendo muita coisa”, afirma, “Já aprendi a como fazer o pão, o pudim, o bolo de chocolate, receitas que antes não sabia fazer”.

Além do trabalho prático, Lauriane conta que o estágio está contribuindo para sua formação pessoal, uma vez que está desenvolvendo habilidades como a responsabilidade. 

Quem confirma isso é Maria Santana, padeira da NGBrasil e supervisora de estágio de Lauriane. Maria conta que a aluna é muito responsável com seus afazeres e que soube ouvir bem as dicas que recebeu: “Logo na primeira conversa que a gente teve com ela, nós falamos ‘funcionário bom é aquele que chega uns minutinhos antes’; e ela sempre foi assim, chega cedo e já vai fazendo as coisas dela”. 

Segundo Maria, a evolução de Lauriane dentro da padaria está sendo muito satisfatória: “Algumas tarefas ela já sabe fazer sem eu precisar ficar monitorando”, a padeira ainda conta que dá muitas dicas para a aluna continuar evoluindo cada vez mais. 

Além da experiência na padaria, Lauriane recebeu outra possibilidade para o seu futuro profissional. A aluna ganhou uma bolsa para realizar um curso técnico sobre beleza e estética no SENAC de São João del-Rei, a oportunidade surgiu através de uma oferta do próprio SENAC.

Com isso, a aluna está se preparando para se inserir no mercado de estética. A adolescente se mostra animada com a perspectiva de um futuro profissional nesta área: “Quero finalizar este curso e trabalhar com isto”. 

Maria aponta que o estágio na padaria irá contribuir para o futuro profissional da jovem em outras áreas: “Questão de rotina de trabalho, organização, pontualidade, ela vai levar para a vida toda” afirma, “E neste curso que ela está fazendo, ela vai ter essas mesmas noções”. 

Através da oportunidade profissional, o NGB Capacita visa oferecer uma chance justa aos jovens atendidos pela ONG Nova Geração Brasil. A entidade acredita que investir nas nossas crianças e adolescentes é uma chance de viabilizar a realização de muitos sonhos e concretizar a nossa missão de transformação social.