Através do projeto NGB Capacita, vários alunos da NGBrasil estão tendo a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho. É o caso de Lucas Henrique Clemente, aluno da entidade desde 2020. 

Aos 16 anos, Lucas é um dos alunos-estagiários da Padaria Escola Nova Geração Brasil, ele conta que esta oportunidade veio em uma ótima hora: “Eu ficava em casa sem fazer nada a tarde inteira e é péssimo ficar atoa”. 

O aluno diz que sentiu insegurança no início do estágio, mas que se adaptou rapidamente ao ambiente de trabalho: “Pensei que seria difícil, mas está sendo ótimo, estou aprendendo muitas coisas e está sendo maravilhoso”. 

Lucas afirma que pegou gosto pela área de panificação: “Lá eu faço pão, torta, enroladinho, etc. Mas o que eu mais gosto de fazer mesmo é pão doce e bolo”, além disso, ele conta que está aprendendo muito sobre o trabalho em equipe e o senso de responsabilidade durante o estágio. 

O estagiário ainda conta alguns dos sonhos que tem para o futuro, diz que deseja cursar o ensino superior, se graduar em Letras e se tornar professor de inglês. Ele acredita que a experiência irá contribuir muito para a realização desse sonho. 

Ao realizar um estágio na área da panificação, Lucas vai aprendendo sobre obrigações e responsabilidades, tudo isso com a ajuda de Maria Santana, instrutora de padaria da NGBrasil e supervisora do estágio. 

Maria garante que Lucas é um ótimo estagiário e elogia o estudante: “Ele respeita, faz tudo direitinho, é prático e muito eficiente”, ainda afirma que o aluno está evoluindo muito bem: “é um garoto que tem um futuro promissor”. 

A instrutora revela que dá autonomia para que o estagiário supere suas dificuldades: “Eu deixo ele fazer muitas coisas sozinho, para que ele vença os limites dele”. Maria acredita que esta é uma boa forma dele perder o medo e aprender na prática. O estágio, na opinião de Maria, é uma forma de Lucas “crescer e querer sempre mais”. 

O NGB Capacita é uma parceria entre a ONG Nova Geração Brasil, as Escolas Estaduais e empresas locais. Ao qualificar nossos jovens para o mercado de trabalho estamos incentivando-os a terem mais perspectivas para o futuro e assim podemos concretizar a nossa missão de transformar vidas.