Aluna realiza estágio em panificação na Padaria da ONG Nova Geração Brasil e tem a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nas aulas de Padaria.

Laísa Fernanda da Silva, 17 anos, é aluna da entidade e estagiária na Padaria Nova Geração Brasil por meio do projeto NGB Capacita.  O projeto é uma parceria entre a ONG, empresas e a Escola Estadual Professor Iago Pimentel e tem como objetivo investir na qualificação e oferecer iniciação ao mercado de trabalho a jovens de 16 a 18 anos.

Na ONG, a aluna teve a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos de panificação durante as aulas de padaria. As oficinas visam desenvolver a prática profissionalizante na área de Padaria e oferece aos alunos uma alternativa para geração de renda, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento local.

No estágio a aluna está sendo acompanhada por uma auxiliar de padaria e uma instrutora. Além disso, está aprendendo mais sobre medidas, receitas e vivenciando como funciona e como é a rotina de uma padaria. “Eu gosto muito de fazer pão. Aprendi a memorizar várias receitas e medidas. Agora eu já sei fazer pão de queijo sozinha, sei fazer sonho, pudim e outras receitas.”  

Sua rotina começa bem cedo, às 5h da manhã. Do momento em que chega até a abertura da padaria – que acontece às 7h30, a produção é focada para pães que são distribuídos à comunidade como ação de apoio durante a pandemia e para quem é cliente e busca o pão quentinho para o café da manhã.

A aluna também está aprendendo outras habilidades importantes para seu futuro profissional e que vão além da panificação, tais como:  responsabilidade, compromisso com o trabalho, pontualidade e autonomia. “Ela já sabe e faz tudo praticamente sozinha”, diz a auxiliar de padaria, Nazaré Fátima Santos.  

A contratação de uma estagiária para a padaria “é o início e uma abertura para os alunos da ONG”, diz Maria Santana, instrutora e padeira da NGBrasil. A padeira ainda acrescenta: “A Laísa foi uma das primeiras e acho que vai ser muito bom quando os outros alunos puderem passar pelo o mesmo processo que ela”, diz. 

A expectativa é que a Padaria Nova Geração Brasil se expanda com uma nova unidade além da sede e, com isso, contrate mais estagiários para a produção dos pães, bolos, salgados e outros produtos.  A ONG busca agora novas parcerias com empresas para oferecer mais vagas de estágios. Até o momento, dois alunos foram contratados. 

Saiba mais sobre NGB CAPACITA aqui.